No contexto de organizações do terceiro setor, a implementação de sistemas de controle interno, como sugerido pelo Shadow3, complementa as orientações da OCDE. Por exemplo, ao promover a eficiência nos controles internos, uma organização pode melhor atender aos requisitos de conformidade regulatória descritos pela OCDE. Ambos os documentos incentivam o uso de tecnologias para facilitar a governança e a transparência, essenciais para construir confiança entre stakeholders e garantir o uso ético e eficiente dos recursos.
Enfoque na Transparência e na Governança
Enquanto o Shadow3 foca na aplicação prática dos controles internos em organizações do terceiro setor, o guia da OCDE oferece uma perspectiva mais ampla sobre como governos podem apoiar a integridade empresarial por meio de políticas públicas e regulamentações eficazes. A combinação desses enfoques pode ser altamente eficaz na promoção de uma cultura organizacional de integridade e responsabilidade.
A abordagem integrada de ambos os documentos é vital para fortalecer a confiança pública e a eficácia das operações tanto no setor privado quanto no terceiro setor.
Para aprofundar a leitura, visite a página do artigo aqui e o guia da OCDE no site da OCDE (OECD/UN (2024), A Resource Guide on State Measures for Strengthening Business Integrity, OECD Publishing, Paris/UN, New York, https://doi.org/10.1787/c76d7513-en.).